Aprenda a desenhar Rostos ✏

Aprenda a desenhar Rostos 
Passos para aprender a desenhar rostos
Passo 1 – Primeiramente você precisará fazer o esboço do rosto.  Faça o contorno com traços saves, pois é mais prático e não correrá o risco de prejudicar o desenho como acontece quando fazemos o traço forte. Para este contorno, você pode usar o lápis HB, pois ele não é nem muito escuro, e nem muito claro de forma que você também tenha dificuldade de visualizar. Esta etapa é muito importante e é fundamental.
 Se o esboço parece com a pessoa, o desenho finalizado também poderá não parecer.

Então, tome o tempo necessário e utilize também dos seus recursos disponíveis para obter as proporções corretas. Não é incomum que você venha a gastar algumas horas para elaborar seu esboço.
Dica 1 – use lápis ou grafites de ponta fina para linhas ou grades, caso contrário Eles vão afundar o papel. 
CABELO
Passo 2 – O principal é  prestar atenção à forma que o cabelo está fluindo. Nesta imagem, ela está com  o cabelo muito escuro, e para este cabelo podemos usar o lápis 3B – 7B. Uma lapiseira permite adicionar os detalhes e o lápis 7B permite revelar as áreas escuras, aumentando o contraste.
Passo 3 – Para desenhar o cabelo, você precisará fazer com muita paciência, pois o que fará seus trabalhos se diferenciar dos outros são os mínimos detalhes.
Observe o cabelo é definida os tons diferentes. Importante, o cabelo não são não linhas aleatórias.
O contorno do cabelo deve ser destacas em primeiro lugar e, em seguida, ir fazendo os tons mais claros. Se o desenho do cabelo não estiver com uma boa aparência, é porque ainda precisará ajustar os tons para chegar no contraste correto. E importante fazer os destaque das partes claras e escuras, mas não podemos nos esquecer dos meio tons, os tons de transição.
Passo 4 –  A primeira área que eu vou sombrear no rosto é a testa. Então, termine todo o cabelo do seu contorno.
TESTA
Passo 5 – A primeira coisa que você tem que fazer é identificar onde as áreas mais claras da testa. Quando você encontrar essas áreas faça riscos bem de leve demarcando sua posição. Esses destaques são normalmente encontrados na testa, bochechas, ponta do nariz, lábio inferior e no queixo. Veja que foi feito os destaques claros na testa, agora não se esqueça  que o resto tem que ser mais escuro do que estes destaques que você destacou.
Agora com o lápis H, risque levemente e na sequencia passe o esfuminho para deixar uniforme. Se você não vê as outras parte mais escuro do que os seus destaques, é porque você ainda tem que escurecer um pouco mais. Depois de fazer isso, vai sombreando formando sempre um degradê nas sombras, fazendo uma ponte entre a parte clara e a parte escura.
Passo 6 – Se observar no desenho, você vai ver que o destaque de luz está bem evidenciado com o sombreamento escuro ao seu redor, o qual vai se tornando mais escuro conforme se distancia da luz. O sombreamento ao redor do couro cabeludo é importante, se não o desenho vai parecer que o cabelo não é da pessoa! Além deste sombreamento ao redor da parte do cabelo.
Dica 2 – Faça pausas quando você está desenhando. Às vezes, quando você olha para algo por muito tempo sua mente fica cansada. Trabalhe no seu desenho por algumas horas, faça uma pausa e voltar mais tarde, com olhos frescos.
OLHO ESQUERDO
Passo 7 –  Primeiro acerte o contorno com um lápis 3B. Faça a Íris com o lápis na graduação conforme o tom do olho. Uma das coisas que é importante para o olho ser bem realista é que você passe o esfuminho acertando os tons na ires. Geralmente, haverá destaques brilhantes nos olhos  e sombra ao redor deles. Se quiser você pode fazer os destaques maiores que eles são, dará um visual legal. E é melhor você fazer maior, e se precisa diminuir, do que fazer pequeno e caso precise aumentar, você não vai conseguir. Eu sempre faço mais escuro o tom em torno destes destaques de luz para melhorar o contraste. Isso faz com que os olhos pareçam brilhar mais.
Em seguida escureça debaixo da pálpebra superior. Isso indica uma sombra da pálpebra. Eu também escurecer no centro do olho.
Importante: Os “brancos” dos olhosnão são realmente brancos. Você deve escurecer um pouco com a sujeira que já existe na ponta do seu esfuminho. O branco do olho deve ser mais escuro que os destaques de luz no desenho. Haverá uma sombra da pálpebra superior também. Preste atenção aos tons da foto de referência. As respostas estão lá, você só precisa os ver e os assimilar.
BOCHECHA ESQUERDA
Passo 8 – Em seguida, iniciamos a bochecha esquerda. Está é uma das partes mais gostosas de se fazer, pois se você já tiver um bom controle dos tons, fará com facilidade. Lembrando que primeiramente você deve localizar o local mais claro e cuidar para não preenche-lo. Para sombrear, você pode passar um lápis 2b e depois esfuma-lo com esfuminho ou pedaço de algodão ou até mesmo tecido. Assim como a testa, estamos fazendo um gradiente que vai ficando mais escuro conforme nos aproximamos das laterais do rosto. Você pode trabalhar até a sombra mais escura do nariz.
NARIZ
Passo 9 – O nariz pode ser uma encrenca para muitos artistas, especialmente para os novatos. Só tente se lembrar que o nariz nada mais é do que outra parte do rosto formado por tons diferentes, representando o contorno e profundidade do esquema. Podes começar com o sombreamento da ponte do nariz com grafite H. É bem possível que haja um destaque sutil na ponta do nariz, e para destaca-lo ainda mais, você pode escurecer um pouco mais que o normal em sua volta. Em seguida, sombreie fazendo a ponte com grafite B, deixando ligeiramente mais escuro do que a área da ponta. Faça um gradiente sutil para as bordas exteriores do nariz e da bochecha. Se uma área do sombreamento parece parar abruptamente, você precisa melhorar esse degrade de tons, podes fazer isso com um esfuminho.
OLHO DIREITO
Passo 10 – Agora vamos para o outro olho. Tal como antes, gostaria de começar estabelecendo o tom com um lápis 3B sobre a íris e mistura-lo com um esfuminho. Sombreie depois todos os destaques do olho e somente depois disso faça a parte mais clara. Apenas com a ‘sujeira’ de grafite na ponta  do esfuminho você consegue fazer  sombra mais clara dos olhos. Lembre-se que o brilho mais claro será o branco do papel, neste lugar cuide para não borrar com grafite.
Você deve desenhar os cílios também, mas tenha cuidado para não torná-los muito escuros. Um bom lápis seria o HB. Os cílios não são perfeitas e espaçados, pode faze-los meio que aleatório. Coloque um tom bem claro no “branco do olho”, fazendo sua sutil sombra, pois como já vimos o branco do olho não é totalmente branco.
BOCHECHA DIREITA
Passo 11 – Agora trabalhamos à bochecha. Para definir o tom, você pode  usar um lápis 3B ou 4B para as partes mais escuras, e depois espalhar com o esfuminho para as partes mais claras, apenas usando a sujeira de grafite da sua ponta. O importante a se lembrar é que quase tudo em um desenho é feito com degradês, tons claros fluindo em tons mais escuros e vice-versa. Pelo que você pode verificar, no geral, os tons vão ficando mais claros a medida que se aproximam do centro das “Maçãs” do rosto.
Passo 12 – Após o queixo, use novamente o  3B para os tons mais escuros, como o maxilar e as bordas e espalhe com o esfuminho para as partes mais claras. Se o assunto está sorrindo como é o caso da minha referência, haverá dobras na pele, as quais terão um tom acentuado bastante contrastante. Estas dobras serão mais escuras.



Passo 13 – E importante, a medida que você vai descendo o desenho no rosto, que o cabelo acompanhe o rosto , pois se deixar para fazer todo o cabelo depois, você terá que apoiar a mão sobre o rosto já pronto, e causará perda de qualidade do desenho! E também não faça demais o cabelo, correndo o risco de ter que apoiar a mão na parte feita do cabelo, quando tiver dando continuidade no desenho do rosto.
Passo 14 – Voltamos a trabalhar na região da mandíbula e da boca, do lado direito desta vez. Podemos começar por baixo, que a parte com tons mais escuros ao longo da linha do queixo, e não se esquecendo de acentuar as linhas de riso e ondulações. Na continuidade, faça igual das outras vezes, com um esfuminho vá sombreando sutilmente e mantendo o gradiente claro-escuro entre as partes!
LÁBIOS
Passo 15 – Em seguida, passamos para os lábios. Se observar, quase sempre, o lábio superior será mais escuro, por isso, você pode usar um 3b para aplicar o tom . Mas preste atenção, que o lábio sempre é escuro nas pontas e conforme vai se aproximando do meio, vai ficando mais claro, então vá maneirando no sombreamento. As partes mais escuras do lábio superior serão as das bordas externas.
Para o lábio inferior, que é mais claro, use o lápis B nas pontas e espalhe para as partes mais claras com esfuminho. Eu começo colocando uma camada uniforme de grafite B para baixo.
QUEIXO
Passo 16 – Finalmente chegamos ao fim do rosto e próximo ao fim do nosso desenho.
para preencher o queixo, use um grafite H, ou B e use também o esfuminho para espalhar a sombra, conforme a referencia.
PESCOÇO
Passo 17 – Dependendo de onde a fonte de luz está vindo, pode haver uma sombra no pescoço do queixo. Este é o caso deste desenho. Para fazer esta sobra escuna no pescoço, utilizo 3b. Como você sabe o quão escuro para ir com essa sombra? Compare os tons do rosto com a área sombreada, e assim pode ter um parâmetro para medir se chegou ao tom esperado. Você também pode procurar em outras partes do desenho, lugares com o mesmo tom, e assim comparar.
Também já me adiantei para o ombro do lado esquerdo, alongando o cabelo para acompanhar o desenho. No acabamento, deixei uma finalização elegante, com um olhar bem artístico, onde na parte inferior do desenho, o desenho realista vai se transformando em traços de um desenho comum.
Veja que no desenvolvimento do cabelo na altura do queixo para baixo, fui clareando com um degradê, e para isto usei a escala dos lápis 2h, 3h e 5h.
Passo 18 – Faça o mesmo do passo 17 agora para o outro lado, e já pode começar a sombrear a parte clara do busto, usando um lápis H, e espalhando com esfuminho! Atente-se as pequenas sombras mais sobressalentes, e faça!


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quinta-feira, 18 de maio de 2017

Aprenda a desenhar Rostos ✏

Aprenda a desenhar Rostos 
Passos para aprender a desenhar rostos
Passo 1 – Primeiramente você precisará fazer o esboço do rosto.  Faça o contorno com traços saves, pois é mais prático e não correrá o risco de prejudicar o desenho como acontece quando fazemos o traço forte. Para este contorno, você pode usar o lápis HB, pois ele não é nem muito escuro, e nem muito claro de forma que você também tenha dificuldade de visualizar. Esta etapa é muito importante e é fundamental.
 Se o esboço parece com a pessoa, o desenho finalizado também poderá não parecer.

Então, tome o tempo necessário e utilize também dos seus recursos disponíveis para obter as proporções corretas. Não é incomum que você venha a gastar algumas horas para elaborar seu esboço.
Dica 1 – use lápis ou grafites de ponta fina para linhas ou grades, caso contrário Eles vão afundar o papel. 
CABELO
Passo 2 – O principal é  prestar atenção à forma que o cabelo está fluindo. Nesta imagem, ela está com  o cabelo muito escuro, e para este cabelo podemos usar o lápis 3B – 7B. Uma lapiseira permite adicionar os detalhes e o lápis 7B permite revelar as áreas escuras, aumentando o contraste.
Passo 3 – Para desenhar o cabelo, você precisará fazer com muita paciência, pois o que fará seus trabalhos se diferenciar dos outros são os mínimos detalhes.
Observe o cabelo é definida os tons diferentes. Importante, o cabelo não são não linhas aleatórias.
O contorno do cabelo deve ser destacas em primeiro lugar e, em seguida, ir fazendo os tons mais claros. Se o desenho do cabelo não estiver com uma boa aparência, é porque ainda precisará ajustar os tons para chegar no contraste correto. E importante fazer os destaque das partes claras e escuras, mas não podemos nos esquecer dos meio tons, os tons de transição.
Passo 4 –  A primeira área que eu vou sombrear no rosto é a testa. Então, termine todo o cabelo do seu contorno.
TESTA
Passo 5 – A primeira coisa que você tem que fazer é identificar onde as áreas mais claras da testa. Quando você encontrar essas áreas faça riscos bem de leve demarcando sua posição. Esses destaques são normalmente encontrados na testa, bochechas, ponta do nariz, lábio inferior e no queixo. Veja que foi feito os destaques claros na testa, agora não se esqueça  que o resto tem que ser mais escuro do que estes destaques que você destacou.
Agora com o lápis H, risque levemente e na sequencia passe o esfuminho para deixar uniforme. Se você não vê as outras parte mais escuro do que os seus destaques, é porque você ainda tem que escurecer um pouco mais. Depois de fazer isso, vai sombreando formando sempre um degradê nas sombras, fazendo uma ponte entre a parte clara e a parte escura.
Passo 6 – Se observar no desenho, você vai ver que o destaque de luz está bem evidenciado com o sombreamento escuro ao seu redor, o qual vai se tornando mais escuro conforme se distancia da luz. O sombreamento ao redor do couro cabeludo é importante, se não o desenho vai parecer que o cabelo não é da pessoa! Além deste sombreamento ao redor da parte do cabelo.
Dica 2 – Faça pausas quando você está desenhando. Às vezes, quando você olha para algo por muito tempo sua mente fica cansada. Trabalhe no seu desenho por algumas horas, faça uma pausa e voltar mais tarde, com olhos frescos.
OLHO ESQUERDO
Passo 7 –  Primeiro acerte o contorno com um lápis 3B. Faça a Íris com o lápis na graduação conforme o tom do olho. Uma das coisas que é importante para o olho ser bem realista é que você passe o esfuminho acertando os tons na ires. Geralmente, haverá destaques brilhantes nos olhos  e sombra ao redor deles. Se quiser você pode fazer os destaques maiores que eles são, dará um visual legal. E é melhor você fazer maior, e se precisa diminuir, do que fazer pequeno e caso precise aumentar, você não vai conseguir. Eu sempre faço mais escuro o tom em torno destes destaques de luz para melhorar o contraste. Isso faz com que os olhos pareçam brilhar mais.
Em seguida escureça debaixo da pálpebra superior. Isso indica uma sombra da pálpebra. Eu também escurecer no centro do olho.
Importante: Os “brancos” dos olhosnão são realmente brancos. Você deve escurecer um pouco com a sujeira que já existe na ponta do seu esfuminho. O branco do olho deve ser mais escuro que os destaques de luz no desenho. Haverá uma sombra da pálpebra superior também. Preste atenção aos tons da foto de referência. As respostas estão lá, você só precisa os ver e os assimilar.
BOCHECHA ESQUERDA
Passo 8 – Em seguida, iniciamos a bochecha esquerda. Está é uma das partes mais gostosas de se fazer, pois se você já tiver um bom controle dos tons, fará com facilidade. Lembrando que primeiramente você deve localizar o local mais claro e cuidar para não preenche-lo. Para sombrear, você pode passar um lápis 2b e depois esfuma-lo com esfuminho ou pedaço de algodão ou até mesmo tecido. Assim como a testa, estamos fazendo um gradiente que vai ficando mais escuro conforme nos aproximamos das laterais do rosto. Você pode trabalhar até a sombra mais escura do nariz.
NARIZ
Passo 9 – O nariz pode ser uma encrenca para muitos artistas, especialmente para os novatos. Só tente se lembrar que o nariz nada mais é do que outra parte do rosto formado por tons diferentes, representando o contorno e profundidade do esquema. Podes começar com o sombreamento da ponte do nariz com grafite H. É bem possível que haja um destaque sutil na ponta do nariz, e para destaca-lo ainda mais, você pode escurecer um pouco mais que o normal em sua volta. Em seguida, sombreie fazendo a ponte com grafite B, deixando ligeiramente mais escuro do que a área da ponta. Faça um gradiente sutil para as bordas exteriores do nariz e da bochecha. Se uma área do sombreamento parece parar abruptamente, você precisa melhorar esse degrade de tons, podes fazer isso com um esfuminho.
OLHO DIREITO
Passo 10 – Agora vamos para o outro olho. Tal como antes, gostaria de começar estabelecendo o tom com um lápis 3B sobre a íris e mistura-lo com um esfuminho. Sombreie depois todos os destaques do olho e somente depois disso faça a parte mais clara. Apenas com a ‘sujeira’ de grafite na ponta  do esfuminho você consegue fazer  sombra mais clara dos olhos. Lembre-se que o brilho mais claro será o branco do papel, neste lugar cuide para não borrar com grafite.
Você deve desenhar os cílios também, mas tenha cuidado para não torná-los muito escuros. Um bom lápis seria o HB. Os cílios não são perfeitas e espaçados, pode faze-los meio que aleatório. Coloque um tom bem claro no “branco do olho”, fazendo sua sutil sombra, pois como já vimos o branco do olho não é totalmente branco.
BOCHECHA DIREITA
Passo 11 – Agora trabalhamos à bochecha. Para definir o tom, você pode  usar um lápis 3B ou 4B para as partes mais escuras, e depois espalhar com o esfuminho para as partes mais claras, apenas usando a sujeira de grafite da sua ponta. O importante a se lembrar é que quase tudo em um desenho é feito com degradês, tons claros fluindo em tons mais escuros e vice-versa. Pelo que você pode verificar, no geral, os tons vão ficando mais claros a medida que se aproximam do centro das “Maçãs” do rosto.
Passo 12 – Após o queixo, use novamente o  3B para os tons mais escuros, como o maxilar e as bordas e espalhe com o esfuminho para as partes mais claras. Se o assunto está sorrindo como é o caso da minha referência, haverá dobras na pele, as quais terão um tom acentuado bastante contrastante. Estas dobras serão mais escuras.



Passo 13 – E importante, a medida que você vai descendo o desenho no rosto, que o cabelo acompanhe o rosto , pois se deixar para fazer todo o cabelo depois, você terá que apoiar a mão sobre o rosto já pronto, e causará perda de qualidade do desenho! E também não faça demais o cabelo, correndo o risco de ter que apoiar a mão na parte feita do cabelo, quando tiver dando continuidade no desenho do rosto.
Passo 14 – Voltamos a trabalhar na região da mandíbula e da boca, do lado direito desta vez. Podemos começar por baixo, que a parte com tons mais escuros ao longo da linha do queixo, e não se esquecendo de acentuar as linhas de riso e ondulações. Na continuidade, faça igual das outras vezes, com um esfuminho vá sombreando sutilmente e mantendo o gradiente claro-escuro entre as partes!
LÁBIOS
Passo 15 – Em seguida, passamos para os lábios. Se observar, quase sempre, o lábio superior será mais escuro, por isso, você pode usar um 3b para aplicar o tom . Mas preste atenção, que o lábio sempre é escuro nas pontas e conforme vai se aproximando do meio, vai ficando mais claro, então vá maneirando no sombreamento. As partes mais escuras do lábio superior serão as das bordas externas.
Para o lábio inferior, que é mais claro, use o lápis B nas pontas e espalhe para as partes mais claras com esfuminho. Eu começo colocando uma camada uniforme de grafite B para baixo.
QUEIXO
Passo 16 – Finalmente chegamos ao fim do rosto e próximo ao fim do nosso desenho.
para preencher o queixo, use um grafite H, ou B e use também o esfuminho para espalhar a sombra, conforme a referencia.
PESCOÇO
Passo 17 – Dependendo de onde a fonte de luz está vindo, pode haver uma sombra no pescoço do queixo. Este é o caso deste desenho. Para fazer esta sobra escuna no pescoço, utilizo 3b. Como você sabe o quão escuro para ir com essa sombra? Compare os tons do rosto com a área sombreada, e assim pode ter um parâmetro para medir se chegou ao tom esperado. Você também pode procurar em outras partes do desenho, lugares com o mesmo tom, e assim comparar.
Também já me adiantei para o ombro do lado esquerdo, alongando o cabelo para acompanhar o desenho. No acabamento, deixei uma finalização elegante, com um olhar bem artístico, onde na parte inferior do desenho, o desenho realista vai se transformando em traços de um desenho comum.
Veja que no desenvolvimento do cabelo na altura do queixo para baixo, fui clareando com um degradê, e para isto usei a escala dos lápis 2h, 3h e 5h.
Passo 18 – Faça o mesmo do passo 17 agora para o outro lado, e já pode começar a sombrear a parte clara do busto, usando um lápis H, e espalhando com esfuminho! Atente-se as pequenas sombras mais sobressalentes, e faça!


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